31 janeiro, 2006

Stay on target... stay on target...

Bwhaha, uma idéia simples e boa. Aparentemente, a cadeia de lojas de departamento americana Target está pintando o telhado de suas unidades com o seu logo, um alvo vermelho e branco, para que entre outras coisas, seja facilmente identificada no serviço Google Maps e Google Earth.

16 janeiro, 2006

The Right Stuff

Hoje, 16 de janeiro, faz três anos do lançamento da última missão do ônibus espacial Columbia, a STS-107, a qual infelizmente terminou com o fatídico acidente da desintegração na atmosfera devido ao dano no bordo de ataque da asa esquerda do orbitador (e não uma "explosão" como se costuma afirmar). Assim sendo, um "hurray!" em honra pela bravura da tripulação do STS-107, e um momento de silêncio por eles terem tombado no cumprimento do dever.



(...)



Isto posto, devo admitir que este desastre teve um peso pessoal neste missivista, que esteve presente no lançamento, no Kennedy Space Center, na Flórida. Na ocasião do acidente na reentrada, escrevi um texto para o Jornada BBS o qual desejo compartilhar com os leitores, mas isto terá que esperar -- a única cópia que tenho está em um disco USB em casa, e como estou em viagem, não tenho acesso a ele. Mas será uma leitura interessante, e pretendo o reproduzir aqui n'O Malho. E não é minha única homenagem a tripulação do STS-107, pois a minha fanfic Star Trek: Earth, DC, tem na sua Edição Especial de Colecionador (arquivo .PDF de 170 páginas mais extras e bônus) é dedicada não apenas ao STS-107, mas também aos técnicos da AEB e do ITA que pereceram no acidente do VLS, também em 2003.

2003 não foi um bom ano no seu todo para o esforço humano a ir ao espaço, mas pelo menos, houve o vôo do primeiro vôo tripulado da China, com Yáng Lìwěi tripulando a Shenzhou 5. E adicionalmente, este 16 de janeiro agora também trouxe boas notícias, com o término de sucesso da missão Stardust em retornar amostras para a Terra. Mais outra sonda terráquea que marca história e ajuda no avanço do conhecimento humano, e isto é sempre boa notícia.

11 janeiro, 2006

Começa a Macworld '2006


Bem, então na Macworld foi anunciado os novos mimosos da Apple, os primeiros baseados em processadores Intel; Macbook e iMac com processadores Intel Core Duo, além de novos softwares e aprimoramentos em serviços da empresa.

Muitas coisinhas curiosas aqui e ali neste primeiro dia de Macworld Expo, mas o que achei mais interessante pessoalmente foi acompanhar o abrir das portas -- geeks aguados para já avançar no stand da Apple para assistir as apresentações. Me lembrei da cena no filme Piratas do Vale do Silício (comentários a respeito no IMDB e no website de Steven Wozniack), quando ao som dos acordes iniciais de In-A-Gadda-Da-Vida, as portas da convenção se abriram e a multidão correu para o modestíssimo stand da Apple em finais dos 70 para ver o lançamento do Apple II. Um filme apenas inspirado nos eventos reais, claro, mas ainda assim foi fatal aquela cena me vir à mente.

10 janeiro, 2006

Economia Burra

A saber: a classe econômica em um 757 da United em uma rota doméstica, de Los Angeles para San Francisco, está claramente superior a da classe econômica de um MD-11 da Varig utilizado para uma rota internacional, nada menos. E depois se pergutam, ooohhh, porque tudo dá errado para a Varig, boohoo. E sem faltar a petulância, é claro, de considerar que não viajar pela Varig para o exterior beira a traição patriótica e tal. A velha história, mesmo.

06 janeiro, 2006

The Windy Planet

Bwhaha, esta é engraçada. Como se não bastasse a Nova Iorque dos anos 30 de Peter Jackson ter colocado no chinela a Conruscant de George Lucas, agora corre pela Internet no momento a seguinte frame de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith, que segundo consta, está por volta de 35 minutos no filme, quando Palpatine articula para Anakin espionar o Conselho Jedi para ele.

Aquela seqüência de prédios destoa completamente do que se pode observar da arquitetura de Conruscant, e é claramente como a de uma cidade do século 21 terráqueo... lembra Chicago, como estão falando.

Mera montagem falsa? Easter egg especial inserido? Mera panaquice e marcada de touca da produção? Quem sabe?

03 janeiro, 2006

Semana dos Cinco Sábados

Bem, acabou-se a semana dos cinco sábados, que é a impressão que o período entre 25 e 31 de dezembro passado deixou. Apenas coisa de 25% da frota automotiva da cidade deixou a cidade, mas a impressão era de bem mais, pois é justamente boa parte deste 25% que entope as ruas durante dias úteis e finais de semana. Com este povo fora, esta metrópole parecia um lugar civilizado, ao contrário do corriqueiro tecnobarbarismo viário de sempre...!