31 maio, 2006

Copa do Mundo é nossa em demasia?

Tão previsível como aquelas inevitáveis reportagens da Globo em bairros étnicos de São Paulo a procura de colônias de imigrantes e descendentes torcendo para suas respectivas seleções, já temos também as matérias que comentam a respeito de brasileiros que não gostam da Copa do Mundo e/ou estão torcendo contra a Seleção Brasileira. Embora não seja o meu caso, não tenho como deixar de considerar uma ironia meio incômoda caso o Brasil seja hexacampeão do mundo.

Ocorrendo a conquista desta Copa, estaremos solidificando uma geração inteira que jamais terá deixado de ver o Brasil ir para uma final, nada menos, de Copa do Mundo, e ter ganho três das quatro finais mais recentes. Pessoas novas demais para se lembrarem da Copa de 1990, e que lembram apenas das Copas após 1994 -- digamos, nascidos por volta de 1985 em diante -- estarão com 25 anos em 2010, quando o eventual Brasil hexacampeão colocar novamente seu título em disputa.

Nã, nã, nã, não -- chega de mel na chupeta para este povo. Como miséria adora companhia, eles que também fiquem umas três ou quatro copas vendo o Brasil ser torpedeado em algum momento antes das finais, como todos nós nascidos nos meados dos 70 para trás ficamos aguados durante 1974 a 1994, bwhahaha.

22 maio, 2006

A Piece of the Action

Toda a choradeira absurda que o paulistano médio está fazendo em torno dos ataques de criminosos a instalações de forças públicas não é deve ser realmente apenas e tão somente por medo. Sim, a coisa é séria, mas é um problema de segurança pública sério, e apenas e tão somente isto. Não é uma "guerra" séria ou uma "revolução política" séria, ou coisa parecida. Mas uma parte razoável da população não apenas fica apavorada de maneira desproporcional, mas parece que deseja ficar apavorada de maneira desproporcional. É como se houvesse um desejo fetichista de fazer parte de alguma tendência mundial, de também ter problemas com estilo somos-alvo-de-terrorista. Pfzz.

20 maio, 2006

Essa Canoa Vai Virar

Conforme os relatos sobre a Budweiser ter assegurado com a FIFA o status de "cerveja oficial da Copa", e portanto, quase monopólio de vendas durante os jogos, e a natural reação germânica a isto, eu esbarro com uma das mais perfeitas definições que já vi sobre o que a Budweiser realmente é, dita por um colega de fórum que frequento. Definiu ele a Budweiser sendo como "trepar em uma canoa" -- ou seja, "fucking close to water".

15 maio, 2006

Sequer ao cair da noite

Algum tempo depois de pegar os DVDs que precisava, saio da casa de meu primo por volta das 22:30, e chego em minha casa talvez até menos do que dez minutos depois, atravessando uma cidade admiravelmente vazia -- parecia que eu estava dirigindo as 4 horas da manhã. Tão tranquila, na verdade, que deu até uma certa pena de chegar logo.

Não está realmente acontecendo mais nada de vulto, e aqui e ali vi carros da polícia, como duas viaturas da PM patrulhando a Nove de Julho. Mas mesmo assim, meras dez e meia da noite, a coisa nem parecia a cidade que adora se gabar de ter longas noites de burburinho, movimentação e balada seja em que dia for. Khaless do céu, mas que monte de gente sem-espinha.

Tempo Febril?

Hoje, por meados da tarde, tive que sair de uma unidade da empresa aonde trabalho até outra unidade para ir selecionar e retirar alguns DVDs com vídeos para um trabalho de edição. Um trajeto de 40 quilômetros, de Guarulhos até os Jardins, se transformam em uma epopéia de nada menos do que quatro horas -- o que demonstra uma velocidade média de dez quilômetros por hora, algo que se esperaria de charretes da Era Vitoriana, quando muito.

E qual a razão? Claro que foi o estado de caos que se implantou na cidade de São Paulo por conta de todos os boatos e alarmes falsos relacionados a crise de violência que o assim denominado grupo criminoso PCC organizou neste último final de semana. Agora, o que de fato ocorreu na cidade hoje? Não tanto, considerando o número de ataques menor, no que diz respeito a engajamentos minimamente sérios -- incendiar ônibus é coisa que qualquer dorme-sujo sem noção é capaz de fazer.

Uma coisa é importante deixar clara. Se você tomou decisões no dia de hoje influenciado de alguma forma ou maneira por esta ridícula onda de histeria coletiva e pânico, eu já adianto: você é um idiota. Acrescente 75% de intensidade nesta sua idiotice se aquela deplorável colméia de escória e vilânia, o Orkut, teve algum papel na corrente de pânico que levou a esta sua decisão. É o que eu lhe digo, em nome de todas as demais pessoas racionais que tiveram que tolerar as conseqüências da histeria do grupo das que são os idiotas.

13 maio, 2006

Google: quantos procurando quais palavras

Serviço interessante este, o do Google Trends. Ele permite encontrar estatísticas sobre que palavras e termos estão sendo procurados no Google, listando os países onde ocorrem as maiores procuras por termos diversos. Gráficos que acompanham a lista também indicam os períodos em que houveram oscilações nas buscas, ou quando estas começaram -- por exemplo, as buscas por Mac mini só tiveram início forte depois que a Apple lançou este modelo de Macintosh em janeiro de 2005, buscas por armas demonstram o ponto em que houve o referendo, e um pouco antes de meados do ano passado, nada se fuçava por mensalão, até que tivemos um surto de interesse que se manteve alto pelos meses seguintes.

Experimentos totalmente aleatórios dão alguns resultados interessantes, como por exemplo, São Paulo ser a cidade no mundo onde no momento ocorrem mais buscas sobre o Playstation. É uma cidade grande e as duas variantes deste console de videogame da Sony são populares aqui, sem dúvida, mas eu não esperaria isto.

Buscas sobre a Petrobrás estão se concentrando respectivamente no Brasil, Bolívia, Argentina, Venezuela e Colômbia, como seria de se esperar, dado a atual crise do gás boliviano.

Seis das dez cidades brasileiras onde se mais procura pelo termo sexo ficam nos estados do sul. Sete, se a procura é por sex, em Inglês. Mais acesso a Internet ou mais excitação por parte da turma de lá? Talvez um estudo mais profundo pudesse responder...!

Eu esperava o Brasil mais alto nos resultados sobre biodiesel, mas é interessante observar o interesse sobre este combustível em outras regiões.

O fascínio brasileiro pelo orkut não é de se espantar em nada, é claro.

Stock car é bastante popular no Brasil, para colocar o país em alta posição nas buscas sobre a NASCAR, e sobre stock car em geral.

É claro que os resultados do Google Trends não devem ser tomados completamente pelo valor de face, é claro. Primeiro, dependendo do momento, podem variar, como os exemplos acima podendo estar um pouco ou bem diferentes tempos depois de que eu os testei. Os dados são baseados em informações dos IPs que requisitaram as buscas, e variações podem ocorrer devido a alguns provedores estarem registrados em uma cidade, quando na verdade o acesso está ocorrendo de outra. Além disto, devemos considerar também as diferenças de linguagem e idiomas. Um dado país estar no primeiro de uma lista não significa necessariamente que aquele país é onde se busca mais sobre aquele assunto, pois o mesmo termo em outro idioma poderia eventualmente mostrar outro país no topo da lista.

10 maio, 2006

E lá vem os fundies

Embora o meu interesse no livro e filme O Código DaVinci seja bem próximos a zero, eu devo dizer que qualquer coisa que faça um fundie mexer suas penas não deve ser algo completamente sem mérito. Como se está reportando, estava demorando para aparecer algum fundie sem-noção que acha que está no direito de estabelecer o que é que deve ou não deve ser exibido nos cinemas conforme aquilo que os preceitos particulares da seita mitológica a qual pertence. Newsflash para o fundie: nem todas as pessoas neste país são membros desta seita dele. Portanto, é completamente ridículo ele querer que o Estado deva impor uma proibição na obra a qual afetaria a todas as pessoas. Fala sério...

03 maio, 2006

Caras durões estes, huh?

O soldado boliviano da esquerda nesta foto está bem confiante para alguém que está completamente sem pentes de munição, até mesmo no seu próprio fuzil...!

Fala sério...

Banco de Reservas

É extremamente louvável que a oportunidade que surge
com a viagem do Lula à Argentina, a Ministra do Supremo, Ellen Gracie, seja a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do Poder Executivo no Brasil (considerando que outros na linha sucessória também estão em viagem, seja prática ou seja para evitar quebrarem a legislação eleitoral), mas uma coisa sempre me incomodou nisto. Porque é que cargas d'agua se precisa necessariamente que outra pessoa assuma a Presidência quando o ocupante desta posição viaja? Este tipo de coisa podia fazer sentido no início do século passado, mas com os mais recentes avanços em telecomunicações, e o Executivo Brasileiro contando com seu novíssimo Palácio do Planalto voador, este tipo de procedimento já demonstra estar na hora de ser revisto. Se o Brasil fica com um Presidente em exercício no local, o que é que a outra pessoa que está fora do país é, afinal? Não deixa de ser Presidente.

Nos leve a seu líder, segundo o luminoso de estrada

Bwhaha, esta história é ótima, sobre um cidadão que a cada dia observava um par de esquecidos letreiros digitais móveis de beira de estrada, tolamente avisando sobre obras na pista quando tais obras já há tempos haviam sido terminadas. Não satisfeito com esta situação, ele descobriu que os sistemas de reprogramação dos letreiros estavam desprotegidos, o que lhe deu a chance de uma hilária brincadeira. O link está em Inglês, mas as fotos falam por si mesmas.

02 maio, 2006

Informações de Vôos

E por falar em boas informações aeroviárias, no website da Infraero há um serviço bem interessante, de informar online o status de chegadas e partidas de vôos em todos os aeroportos brasileiros, que lista tabelas semelhantes as dos painéis dos próprios aeroportos. Pode ser um link valioso para quando se está querendo confirmar a situação de vôo decolando ou aguardando um conhecido chegar em algum outro.

Ainda sobre a Varig

Bons editoriais aqui e aqui no Jetsite, que comentam sobre a atual situação e determinadas pré-concepções a respeito da crise da Varig. Vale a visita, e há alguns outros diversos também esclarecedores.

01 maio, 2006

Brazilians, Go Home

Como já está sendo noticiado, o mais novo Idiota Latino Americano, Evo Morales, na atual posição de Presidente Boliviano, ordenou a de facto nacionalização total da indústria petrolífera boliviana, ocupando com tropas todas as instalações, as da Petrobrás incluídas.

Em nota relacionada, o Serpro, Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal, informa que seus Ironiômetros instalados no Palácio do Planalto e demais escritórios desta atual Administração acabaram de sair da escala e estourar. Novas unidades, adequadamente adaptadas aos níveis de ironia necessária para lidar com a nova safra de idiotas latino-americanos, já estão sendo providenciadas.