16 janeiro, 2006

The Right Stuff

Hoje, 16 de janeiro, faz três anos do lançamento da última missão do ônibus espacial Columbia, a STS-107, a qual infelizmente terminou com o fatídico acidente da desintegração na atmosfera devido ao dano no bordo de ataque da asa esquerda do orbitador (e não uma "explosão" como se costuma afirmar). Assim sendo, um "hurray!" em honra pela bravura da tripulação do STS-107, e um momento de silêncio por eles terem tombado no cumprimento do dever.



(...)



Isto posto, devo admitir que este desastre teve um peso pessoal neste missivista, que esteve presente no lançamento, no Kennedy Space Center, na Flórida. Na ocasião do acidente na reentrada, escrevi um texto para o Jornada BBS o qual desejo compartilhar com os leitores, mas isto terá que esperar -- a única cópia que tenho está em um disco USB em casa, e como estou em viagem, não tenho acesso a ele. Mas será uma leitura interessante, e pretendo o reproduzir aqui n'O Malho. E não é minha única homenagem a tripulação do STS-107, pois a minha fanfic Star Trek: Earth, DC, tem na sua Edição Especial de Colecionador (arquivo .PDF de 170 páginas mais extras e bônus) é dedicada não apenas ao STS-107, mas também aos técnicos da AEB e do ITA que pereceram no acidente do VLS, também em 2003.

2003 não foi um bom ano no seu todo para o esforço humano a ir ao espaço, mas pelo menos, houve o vôo do primeiro vôo tripulado da China, com Yáng Lìwěi tripulando a Shenzhou 5. E adicionalmente, este 16 de janeiro agora também trouxe boas notícias, com o término de sucesso da missão Stardust em retornar amostras para a Terra. Mais outra sonda terráquea que marca história e ajuda no avanço do conhecimento humano, e isto é sempre boa notícia.