08 novembro, 2006

He will be back

Eu acho particularmente patético quando alguém por aqui no Brasil vem com a velha ladainha de: "Como Americanos são idiotas! Colocam o Arnold Schwarzenegger como Governador!". Claramente tais pessoas não se incomodam nem um pouco de terem um ínfimo de informação antes de falar alguma coisa. A velha coisa do Palpitismo.

Sim, ele pode não ser um eeeeexcelente governador, mas considerando tudo, ele tem feito um trabalho bastante razoável, pelo menos. É fiscalmente responsável, tem adotado políticas moderadas (sua posição sobre célula-tronco me agrada em particular), não deixa de criticar o Dubya sempre que adequado e tem as bolas de saber admitir quando está errado, como nos recentes referendos realizados na Califórnia em 2005, quando várias de suas propostas foram rejeitadas. Com tudo isto, sua reeleição com boa folga vem sem surpresa alguma.

No mínimo, em uma eventual comparação pau-a-pau, a qualidade do trabalho dele estaria acima da maioria dos governadores brasileiros, em parte eleitos pelos mesmos sem-noção que fazem as alegações classe "Arnoldão Governador? Ridículo!"

E não, eu não acredito que eventualmente se faria uma emenda constitucional só para beneficiar 1 pessoa para que esta se tornasse Presidente. A ratificação deste tipo de emenda não é nada corriqueiro, afinal de contas.