10 outubro, 2006

Ora, bordas!

Conforme relata este artigo da AP no website do Washington Post...

Mexico May Take Fence Dispute to U.N.
By JENNY BARCHFIELD
The Associated Press
Monday, October 9, 2006; 10:22 PM

PARIS -- Mexico's foreign secretary said Monday the country may take a dispute over U.S. plans to build a fence on the Mexican border to the United Nations.

(....)

Bem, vamos deixar claro as coisas primeiro: acredito que a idéia em si da construção da cerca na fronteira entre o México e os EUA não é realmente lá uma grande idéia: além de não ser nada simpático, é de implantação cara, manutenção difícil e não é garantia real de resolver problema imigratório algum. Mutcho bene.

Agora, isto posto, que raios de atitude ridícula é esta a do México, de querer levar protesto para as Nações Unidas sobre os EUA construírem a cerca? Isto não é como o muro entre Israel e os territórios palestinos, que atravessam terreno contestado. Boa idéia ou não, os EUA tem o pleno direito de construírem o aparato que bem entendem do seu lado da fronteira, dentro de seu próprio território. No mínimo, é bom que as Nações Unidas mande para os Mexicanos um "Sosseguem o facho vocês também, vai" em cima da choradeira toda deles a respeito do tema.