07 outubro, 2006

Poder Absoluto... bem, você conhece o ditado.

Estava lendo hoje a crítica da The New Yorker sobre o filme All the King's Men, estrelado por Sean Penn e baseado em um romance de 1946 com o mesmo título, escrito por Robert Warren, que também gerou uma versão cinematográfica em 1949.

O livro e versões filmadas mostram a carreira política de Willie Stark, um homem simples que se torna um líder populista; o personagem foi algo baseado em um Governador da Louisiana nos anos 30, Huey Long.

Méritos do filme à parte ou não, o que me chamou a atenção no artigo foram algumas passagens, como...

Ataques a ele [Willie] vindo de outros políticos são, ele diz, um ataque ao povo.

(....)

Mas a fábula é clara já no básico: um homem do povo com boas intenções se apaixona pelo poder, e corrompe a si mesmo e as pessoas a sua volta.

E ainda no artigo da Wikipedia a respeito do livro original...

Inicialmente Willie genuinamente se importa com as classes mais desfavorecidas da qual ele veio, e em geral usa sua influência para realizar o bem. Contudo, o acúmulo de poder que ele consegue acaba por corromper suas nobres intenções. Eventualmente, Willie vive e governa principalmente para servir a si mesmo.

Descrições deste tipo para políticos não são realmente muito novidade, mas seja como for, os deixo com uma pergunta meramente retórica.

Lembra alguém que você conhece?