Linky Link para MSNBC
In a speech at George Washington University in the capital, Bush delivered the first in a series of planned speeches aimed at convincing Americans he has a strategy for victory, nearly three years after the U.S.-led invasion.
Tem sido isto por este tempo, como uma antiga tirinha de Dilbert: se você tem um projeto fadado a estar sempre com uma nuvenzinha cinzenta escrito DOOM flutuando em cima, lentamente reescreva os seus objetivos originais até que finalmente seja lá o que já você tenha conseguido combine com estes seus "objetivos originais".
He acknowledged, however, that not all Iraqi forces performed as well as others, and said there were reports that some forces in eastern Iraq had let insurgents pass by unimpeded.
Isto é evidente -- com a completa reorganização das forças iraquianas a partir do zero, é evidente que tais forças não tem como possuírem um corpo de experientes oficiais e praças especializados com anos de experiência, e mesmo com o emprego de política de treinamento como as da 2GM, visando adequar um número grande de civis para posições de liderança, isto ainda tem seus limites e prévia experiência ainda é largamente desejável.
Afinal, onde é que se poderia ter líderes de companhia, batalhões e brigadas com anos de experiência, ou pessoal de artilharia com a tarimba necessária para este tipo de operações, por exemplo? Ah, claro, podiam ter tirado das tropas regulares iraquianas anteriores... que foram completamente desincorporadas ao final da guerra, fosse seus membros fiéis a Saddam ou não, fosse isto claramente verificado ou não. Movimento para querer posar de responsável & decidido, mas que no frigir dos ovos acabou trazendo mais problemas do que qualquer outra coisa -- e trabalho de avaliação que agora se tem que fazer para procurar o trigo no meio do joio de recrutas que se consegue avaliar.
Assim, como comentado em nota anterior aqui d'O Malho, esta experiência vai ter que acabar emanando das forças iraquianas ainda operarem por anos de maneira conjunta com as forças dos EUA, o que deixa claro a necessidade de se continuar a ocupação. You Broke It, You Buy It.