08 novembro, 2006

E os Resultados Chegam

Alguns tempo atrás, tendo vivido coisa de um ano e alguns meses na Filadélfia, este missivista passou a considerar a Pennsilvânia como o seu estado "natal" nos EUA... assim, não é surpresa que os resultados particulares a este estado das eleições legislativas deste ano sejam de minha curiosidade. Vamos a eles.

No Governo do Estado, sem grandes surpresas, com Ed Rendell (D) conseguindo a reeleição com alguma boa folga. Já no Senado, Rick Santorum (R) perdeu sua cadeira para Robert P. Casey Jr. (D), coisa de 59% a 41%; uma boa vitória para os Democratas, que estão precisando de cada uma das vitórias individuais, pois a coisa está apertada.

Nas disputas para a Casa dos Representantes que eram mais concorridas (Distritos 4, 6, 7, 8 e 10), o desempenho Democrata foi considerável: até o momento, confirmaram 4 de 5 possíveis vitórias, sendo que o Pennsilvânia 8 está com uma margem de diferença minúscula entre Patrick Murphy (D) e Mike Fitzpatrick (R), coisa de apenas uns 1500 votos... uma recontagem deverá estar na ordem do dia, provavelmente.

No distrito onde morei diretamente, o Pennsilvânia 2, a corrida não era particularmente disputada -- Chaka Fattah (D) conseguiu se reeleger com uma folgadíssima margem, levando 89% dos votos no distrito (inclui parte da Filadélfia a área). Os demais distritos foram negócios como sempre, com os atuais detentores das cadeiras mantendo suas posições, sete de cada lado.

No restante do país, a coisa foi boa para os Democratas também, com corridas apertadas para o Senado no Missouri, Virgínia (em recontagem automática) e Montana, onde as leves vantagens Democratas estão servindo bem para garantir a eles a conquista do Senado, além da Casa de Representantes. Foi uma noite de apuração bastante interessante, para dizer o mínimo. Os ganhos Democratas para a Casa de Representantes foi de 28 cadeiras no total até o momento, e dos Governadores, duas disputas ainda estão pendentes, sendo que seis outras foram para os Democratas.