23 dezembro, 2006

Smackdown Dinamarquês

Ah, as glórias da ironia e da sutileza. O Tehran Times, pensando estar publicando apenas uma peça de solidariedade ao presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad, colocou o seguinte anúncio abaixo, assinado por um grupo que se intitulou "Dinamarqueses pela Paz Mundial":
Suporte sua luta contra Bush
Nós também estamos cansados do Bush
Irã tem o direito de produzir energia nuclear
Abaixo a agressão dos EUA a qualquer país
Militares malignos dos EUA fiquem em casa

Ou seja, o anúncio soa como mais uma peça da velha e boa propaganda "antiamericana imperialista grrrr" que aquela turma adora propagar.

Contudo, a letra inicial de cada frase formam na vertical a palavra SWINE -- ou seja, suíno, em Inglês. Não muito elogiável especialmente considerando o quão mal vistos suínos são pela região.

Nesta matéria (link em dinamarquês) há alguns comentários, que incluem...
De acordo com o porta-voz [do grupo que assina o anúncio] Jan Egesborg do Surrend, foi um processo demorado conseguir publicar o anúncio no Tehran Times. "Nós conseguimos passar por cima da censura ao pretender que era uma crítica ao Presidente Bush -- o que de fato é, também -- mas o ponto era ridicularizar o Presidente Iraniano, que representa uma ideologia islãmica extremista, nega o Holocausto, e impede movimentos de libertação no Irã", disse Jan Egesborg.

Os Iranianos e o restante de seus pretorianos, incluindo muitos dos latino-americanos que formam a cupinchada desculpista deles cá por estas bandas, vão subir nas tamancas, é claro. Mas é isto que dá não ter a capacidade de perceber sutileza onde sutileza se encontra, e agora levam um belo de um OWNED na cara.