13 maio, 2006

Google: quantos procurando quais palavras

Serviço interessante este, o do Google Trends. Ele permite encontrar estatísticas sobre que palavras e termos estão sendo procurados no Google, listando os países onde ocorrem as maiores procuras por termos diversos. Gráficos que acompanham a lista também indicam os períodos em que houveram oscilações nas buscas, ou quando estas começaram -- por exemplo, as buscas por Mac mini só tiveram início forte depois que a Apple lançou este modelo de Macintosh em janeiro de 2005, buscas por armas demonstram o ponto em que houve o referendo, e um pouco antes de meados do ano passado, nada se fuçava por mensalão, até que tivemos um surto de interesse que se manteve alto pelos meses seguintes.

Experimentos totalmente aleatórios dão alguns resultados interessantes, como por exemplo, São Paulo ser a cidade no mundo onde no momento ocorrem mais buscas sobre o Playstation. É uma cidade grande e as duas variantes deste console de videogame da Sony são populares aqui, sem dúvida, mas eu não esperaria isto.

Buscas sobre a Petrobrás estão se concentrando respectivamente no Brasil, Bolívia, Argentina, Venezuela e Colômbia, como seria de se esperar, dado a atual crise do gás boliviano.

Seis das dez cidades brasileiras onde se mais procura pelo termo sexo ficam nos estados do sul. Sete, se a procura é por sex, em Inglês. Mais acesso a Internet ou mais excitação por parte da turma de lá? Talvez um estudo mais profundo pudesse responder...!

Eu esperava o Brasil mais alto nos resultados sobre biodiesel, mas é interessante observar o interesse sobre este combustível em outras regiões.

O fascínio brasileiro pelo orkut não é de se espantar em nada, é claro.

Stock car é bastante popular no Brasil, para colocar o país em alta posição nas buscas sobre a NASCAR, e sobre stock car em geral.

É claro que os resultados do Google Trends não devem ser tomados completamente pelo valor de face, é claro. Primeiro, dependendo do momento, podem variar, como os exemplos acima podendo estar um pouco ou bem diferentes tempos depois de que eu os testei. Os dados são baseados em informações dos IPs que requisitaram as buscas, e variações podem ocorrer devido a alguns provedores estarem registrados em uma cidade, quando na verdade o acesso está ocorrendo de outra. Além disto, devemos considerar também as diferenças de linguagem e idiomas. Um dado país estar no primeiro de uma lista não significa necessariamente que aquele país é onde se busca mais sobre aquele assunto, pois o mesmo termo em outro idioma poderia eventualmente mostrar outro país no topo da lista.