09 outubro, 2005

O Dia Seguinte, mas a 11 de setembro

Tendo a chance, é interessante se assistir a um filme chamado Last Best Chance, que tem sido distribuído gratuitamente e que deverá passar na HBO americana em algumas semanas -- não duvido portanto que demore a sair na versão brasileira do canal.

Last Best Chance é uma produção independente realizada por uma combinação de instituições e "tinker tanks" dos EUA, e que tem a declarada intenção de gerar atenção politica para o perigo de terrorismo nuclear, e se buscar maneiras de aumentar o esforço federal americano a tratar com mais seriedade a questáo. Pode parecer incrível, mas ao se analisar a maneira pela qual a Administração do Dubya vem levando a sua "Guerra ao Terror", ainda não se encara com a devida seriedade esta questão. Dubya e sua cupinchada tem desavergonhosamente desperdiçado valiosos recursos de inteligência e militares dos EUA para ficarem de inventar moda no Iraque, o que está compromentendo seriamente a segurança e defesa dos Estados Unidos.

Como o perigo de um atentado baseado em meios nucleares é um tema recorrente em filmes hollywoodianos, foi o que de certa forma incentivou a produção deste em particular. Last Best Chance contudo deixa as típicas pirotecnicas de lado, e procura usar o aspecto mais sutil dos típicos valores-de-produção de um filme com drama e intriga, de modo a ficar mais focado nos aspectos mais pertinentes, procurando reproduzir de maneira mais verossímel a cadeia de eventos que pode levar a um atentado com artefato nuclear.