02 novembro, 2005

Unidades Históricas

Entre as unidades militares americanas a responderem as necessidades de auxílio das vítimas do terremoto na Ásia Central por estes dias, estava o 212th MASH, hospital cirúrgico móvel do Exército. Dentre as unidades de medicina do Exército dos EUA, esta unidade é a última do tipo MASH, que ficaram famosas pelo romance, filme e série de TV M*A*S*H. Na foto, a Capitão Kristen Hyer, do 212th MASH, oferece medicamento a uma vítima do terremoto em Kashmiri (AP).

Já por tempos M*A*S*H é uma das série de TV favoritas deste missivista, e eu imaginava que a última unidade do tipo havia sido desativada em uma cerimônia na Coréia do Sul em 1997, em favor de outros tipos de unidades de suporte médico que estão passando a equipar a organização; mas aparentemente o 212th ainda mantém a presença da tradicional unidade entre os quadros do Exército dos EUA.

Em outros desdobramentos, a 101º Divisão Aerotransportada recebeu o reativamento de seu 506th Regimental Combat Team, conhecido como "Currahees", e do qual fez parte a Companhia E, conhecida através da minisérie da HBO Band of Brothers e também com o livro de mesmo título escrito por Steven Ambrose, ambos ótimos trabalhos. A reativação faz parte do programa de expansão da 101º para quatro brigadas de combate, em uma maior ênfase por parte do Exército em unidades de rápido deslocamento. Esta unidade da divisão já havia sido reativada em outras ocasiões, mas esta será a primeira missão na atual campanha iraquiana.