15 outubro, 2005

Agora tem até "flood"...!

Que não dá para se confiar em enquetes onlines de sites isto é arquisabido, evidentemente. Tanto, é claro, que as próprias enquetes trazem alertas sobre suas prováveis imprecisões, considerando que não tem nada mais fácil do que conseguir votar mais do que apenas uma vez nestas enquetes. Contudo, teve duas destas enquetes onlines que me chamaram a atenção. Vamos a elas.

Enquete da Folha Online sobre o Referendo, por volta das 15:30 de 15/out:


Enquete do UOL sobre o Referendo, por volta das 15:30 de 15/out:

Ambas as enquetes ficam meio que "próximas" na Internet, considerando que a Folha Online é hospedada pelo próprio UOL, e muitos links dele vão para a própria Folha Online. Mas então, como explicar a razoável diferença entre uma enquete e outra? A teoria que eu tenho se relaciona com dois fatos principais. Primeiro, até o momento em que fiz estas duas capturas-de-tela, a chamada na página do UOL para a sua enquete estava muito melhor destacada do que a chamada na página da Folha Online para a sua própria enquete. Enquanto a do UOL estava logo abaixo da caixa de manchete principal, a da FOL estava em uma área bem mais abaixo na página, em menor destaque -- isto ajuda a explicar, também, a considerável diferença entre a quantidade de votos totais de ambas, quase sete vezes mais para a do UOL. E em segundo lugar, a enquete do UOL também está sendo muito mencionada em inúmeras comunidades relacionadas ao Referendo no Orkut, bem como listas de e-mail e afins.

A conclusão que se pode imaginar é que partidários de ambos os lados no Orkut, e também em outros fóruns e listas, espalharam mensagens pedindo para que votem a favor de uma ou outra opção na enquete do UOL, o que fez com que esta sofresse uma torrente de visitas estimuladas, enquanto a da FOL, por estar em menor destaque, recebeu muito mais visitas meramente espontâneas. Relacionado a este ponto, é de se mencionar também que até ontem, sexta-feira à noite, enquanto as notícias sobre a enquete do UOL ainda não tinham se espalhado tanto, a diferença de votos em favor do Não na enquete do UOL era semelhante a da FOL, perto de 70 por cento de apoio. Contudo, como eu não tenho uma caputura-de-tela de ontem para suportar esta minha afirmação, não vou pedir ao leitor aceitar esta minha última afirmação em particular apenas pelo valor da face; mas acho que é interessante mencionar, pelo menos.

Agora, tudo isto que eu especulo aqui quer dizer que o apoio ao Não é necessariamente tão sólido assim? De forma alguma; como eu disse, não se dá para confiar cegamente em enquetes online. Mas foi algo que me chamou a atenção o bastante para merecer uma avaliação um tiquinho mais cuidadosa.