12 outubro, 2005

Homenagem aos Joaquins do Brasil

Alguns dias atrás, ganho de meu bom amigo Carlos Domingos um presente de peso, não há dúvidas: um conjunto com a reprodução em fac-símile dos 21 exemplares da revista Joaquim, reprodução esta realizada pela Imprensa Oficial do Estado do Paraná.

Joaquim foi uma revista cultural editada por
Dalton Trevisan, entre 1946 e 1948 em Curitiba, e se destacou de muitas maneiras por seu perfil vanguardista e criativo. Por seus 21 exemplares editados, Joaquim contou com artigos, ensaios e resenhas de autores como Mário e Oswald de Andrade, José Lins do Rego, Hélio Pellegrino, o próprio Dalton Trevisan e diversos outros, além de traduções de textos como de Jean-Paul Sartre, James Joyce, e Franz Kafka, na primeira vez que o trabalho deste escritor tcheco foi traduzido para Português no Brasil. A revista também era ricamente ilustrada, com trabalhos de alguns dos grandes da época, como Cândido Portinari e Di Cavalcanti.

Estou lendo o número 4, no momento. Não que eu já tenha avançado tanto assim na coleção, a saber – escolho um em particular entre os tantos, e começo a ler. Gostaria de poder fazer isto também enquanto uso o Metrô daqui de São Paulo como sempre faço com livros, mas e o medo de que o exemplar, maior do que a típica revista de hoje em dia, se danifique na minha mochila, no bater de todo dia?

Seja como for, o que leio agora tem entre outros textos, há um poema de T.S. Eliot, Os Homens Ocos, traduzido por Vinícius de Moraes; um artigo sobre filosofia e arte escrito por Erasmo Pilotto, e um ensaio entitulado Elegia ao Amigo Morto, escrito pelo próprio Dalton Trevisan. Até mesmo os pequenos anúncios da revista são divertidos de se ler, memórias que são do cotidiano da Curitiba dos anos 40. A Camisaria Urca, por exemplo, estava liquidando seu sortimento de casacos e capas para senhoras, na sua loja à Rua Monsenhor Celso, no número 30. Não tem mesmo como deixar de apreciar-se a revista pelo seu todo...!


Para mais sobre a obra e sua atual reedição, este link é a recomenda deste missivista.