22 outubro, 2005

Avaliação de um Caso

Alguns dias atrás, comentei a respeito de como aqui e ali sempre aparecem certos tipinhos, tanto na Internet, como fora dela. Não demorou muito, e aqui estamos em frente a um destes, e sobre o qual alguns comentários são pertinentes de serem feitos. Se existe um tema mais imbecil a ser debatido na Internet, é uma questão que o fandom de ficção-científica vez e outra levanta: em um confronto militar entre forças do universo de ficção de Jornada nas Estrelas, e forças do universo de ficção de Guerra nas Estrelas, quem ganharia?

Ridículo, não? Sem dúvida, mas não dá para imaginar o quanto de debate acalorado esta aparentemente inócua e irrelevante questão é capaz de gerar. Eu particularmente me interesso em acompanhar vez e outra tais questões por considerar que este tema serve de ótimo campo de treinamento para capacidades de debate: tem bastante material a ser analisado, é inofensivo o bastante para não ter o menor problema em ser "provado errado" nele, mas gera polêmica o bastante para criar discussões desafiantes, de modo a se poder exercitar as capacidades de debate. Seria meio como praticar esgrima: a razão da luta ali não é "vencer" ou "perder", mas na verdade se aproveitar a luta em si para se exercitar as capacidades.

Mas vamos acompanhar o comportamento de um típico trektardo que leva tão a sério a questão, sente-se tão incomodado de que não consegue argumentar adequadamente em favor de seu aparente "lado favorito", que gera uma tentativa patética de ataque pessoal. Começou uma vedetta na comunidade claramente esperando ganhar atenção. Bem, atenção é o que ele queria, então atenção foi o que ele conseguiu. Vamos a pontos específicos da postagem. Vou manter o texto exatamente como digitado na mensagem original, apenas o destacando em itálico:

Gostaria que entrasse uma pessoa que gostasse de star trek e tivesse tanto tempo para fazer nada alem de ficar da vida alem de assistir todos os episódios ridículos de SW frame a frame pra achar defeito e não tivesse rixa pessoal com os produtores da Paramount...AFE...

Começa abrindo com algumas boas falácias: generalizações e exagerados falsos dilemas, pois quer estabelecer que este missivista supostamente não tem como se lembrar de detalhes específicos para usar no debate a não ser se passasse a vida assistindo aos episódios. Típico. É fascinante observar também que o trektardo cuidadosamente não se dirige a minha pessoa diretamente na sua resposta ao tópico, mas dado seus comentários, é evidente que ele fica de firulas para procurar estabelecer uma situação classe "caparuça serviu". Certamente faz isto porque não quer que suas provocações violem as Regras de Engajamento da comunidade, de modo a ser punido, e também conta que eu é quem violaria as regras ao eventualmente colocar uma resposta à altura de suas provocações. Mas isto apenas mostra que ele realmente não tem as bolas de dizer direto aquilo que tanta deseja dizer, é claro.

prq tudo em SW é lenda e em star trek é culpa da franquia?

Aqui, o trektardo se refere genericamente a um comentário da discussão em que foi argumentado que escudos defletores de naves de Guerra das Estrelas não desviam matéria, mas apenas energia. Ao invés de generalizar como ele faz, vamos fazer um aparte para específicos: esta questão é uma lenda comum porque é baseada na percepção de que o escudo magnético em volta do tubo de exaustão da Estrela da Morte impedem tiros de blasters dos X-Wing, mas não impedem torpedos, como visto no Episódio IV da trilogia. Mas como se trata de uma porta de exaustão, é evidente que aquele escudo não pode parar matéria, pois senão, como é que iria "exaurir" alguma coisa? E o fato de este escudo é deste jeito não invalida as outras características demonstradas em tela de outros escudos em Guerra nas Estrelas. É uma análise fácil de ser feita e é uma conclusão fácil de se chegar, mas não para ele, provavelmente.

Pelo amor de deus gostem dos filmes, gostem das series seja SW ou ST, mas não dediquem suas vidas a isso. Viver é bom e o mundo real pode não ter naves e tudo mais, mas é o que vc tem, não cacem sarna pra se coçar.

Aqui, o trektardo está querendo vir com um "argumento" classe "Get a Life", procurando estabelecer que aqueles que procuram debater adequadamente o tema são fanáticos sem vida. É evidente que ele mesmo se importa horrores com o debate, mas quer disfarçar isto ao fazer esta colocação. Ao que parece, realmente acredita que ninguém ali tem mais o que fazer, e só ele é responsável e sadio. Bem comportamento de trektardo, claro: acha que ele que é normal, os outros que são malucos.

Quero um treker aqui

Aqui, ele clama por alguém que supostamente "defenda" mais o "lado" de Jornada nas Estrelas. Provavelmente o trektardo assume que, aos meus argumentos serem favoráveis ao lado de Guerra nas Estrelas, eu não devo gostar de Jornada nas Estrelas, daí acreditar que se precisa de um trekker ali. Assim, o que deve ocorrer é que ele talvez imagine que eu ser colaborador voluntário em escrever elaborados colunas e artigos (como este, digamos) em um bom site brasileiro sobre Jornada, é porque "eu não seria um trekker. Ou talvez ele acredita que eu ter autorado durante dois anos e meio uma fanfiction de 180 páginas pesadamente baseada no universo de Jornada é devido a "eu não gostar" de Jornada. Ou ainda que eu ser um dos administradores, nada menos, de um segundo bom site brasileiro de Jornada é devido a "eu não ser" um trekker. E para não falar nada no fato de que, embora até aprecio a saga de Lucas (ainda que não a Nova Trilogia), as minhas participações no fandom de Guerra nas Estrelas são completamente inexistentes. Acredito que estas evidências mostrem bem para onde tende a minha preferência pessoal enquanto obra de entretenimento. Mas não que importe para o trektardo, claro -- sem isto, ele fica sem o seu falso dilema.

Debate irrelevante ou não, bobagem ou não, uma vez que se estabeleceu um debate tipo "versus", o que deve ocorrer é como com qualquer outro tipo de debate: se avaliar as características de ambos os universos de ficção, imparcialmente, e então se estabelecer uma conclusão disto, seja ela qual for. Agora, isto é esperar demais dele, provavelmente. Ele acredita que é uma questão de "lealdade", daí acabar surtando por o seu "lado" estar mais desguarnecido no debate do que o "outro lado".

pois ate o dono da comunidade parece gostar mais de SW do que de Star Trek, prq ai podemos ter uma luta justa eu tenho meu filho e uma vida e não tenho tempo de ser viciado tenho mais ou que fazer só me sobra tempo de ser fan das duas series de pronto.

Ah, o velho argumento de fanboy nas linhas "pai de família". Vamos traduzir para o Português isto que ele escreveu: "Bom, deixa eu estabelecer que não sou um geek, mas eles quem são, assim, santifico meu argumento." Seria mais ou menos isto que ele quis dizer acima.

Mas uma vez muito obrigado e não levem nada pro pessoal, lembre-se é só ficção, não é de verdade é mentirinha...rs

Traduzindo o que ele disse: "Não quero que aconteçam reações nenhumas as minhas provocações e não quero ter que aceitar as conseqüências do que eu escrevi." Típica atitude de trektardo, é claro. Não quer realmente ter que enfrentar conseqüências algumas as suas provocações e não tem as bolas de se manter pelo que fala, e não fala na cara o que tem para falar.

É claro que deve ter resposta logo de manhã mas não esquenta não se eu não responder prq tenho que cuidar de coisas imporatntes e reais...

Traduzindo o que ele quis dizer: "Como eu sei que não terei capacidade para contra-argumentar (daí eu não querer que aconteçam reações), deixa eu já estabelecer que seria como se eu não quisesse voltar ao tema."

Mas em um certo ponto aqui ele pode até ter alguma razão. Fiquei tão fascinado pelo tamanho do ridículo de sua mensagem, por ela ser tanto um "caso típico" de comportamento do trektardo, que ao invés de gastar alguns minutos para rascunhar uma mensagem de resposta lá, não resisti a criar um artigo ao blog, para servir de seqüência ao artigo original. Pois é de se considerar que a análise deste tipo de comportamento em uma mensagem provocativa destas gera o mesmo tipo de fascinação enauseante de um cachorro morto na estrada: é horrível, mas não se consegue tirar os olhos.

A defiant daria um pau feio naquela pizza mal feita e caindo aos pedaços, só sendo bem lerdo pra acreditar que uma sucata ia ganhar de uma nave de guerra tripulada por pessoas treinadas.

Aqui, ele se refere a específicos do tópico em questão. Mas como ele não consegue realmente argumentar com propriedade para defender este seu ponto de vista, o que lhe restou foi vir com a seqüência de várias mensagens na comunidade nestas linhas da lenga-lenga de seu "Get a Life" (sim, não foi a única mensagem que ele colocou lá -- clássica vendetta). Mas vamos ver o que ele argumentou: a Millenium Falcon já demonstrou capacidade de sobrevivência contra naves de porte militar em Guerra nas Estrelas. A tripulação da nave, Chewie e Solo, são veteranos de guerra e ex-militares, como estabelecido nos filmes e Universo Expandido. Assim, neste quesito, estão pau-a-pau com as características da sua adversária no tópico, a nave federada Defiant e sua tripulação... "militar".

Mas é claro isso tbm vai ser questionado daquele jeito irritante...>>>>>>>>>>>>

Ah, esta aqui é ótima. Ele invocou com o meu uso de sinais de maior para destacar os trechos das mensagens anteriores a qual faço referencia nas respostas. Aparentemente, ele desconhece que o uso de sinal de maior para destacar a citação ao que se está respondendo é uma prática absolutamente comum na Internet pelo menos desde os anos 80, quando o e-mail na forma que conhecemos surgiu. Mas pelo que parece, o trektardo acredita que a Internet foi inaugurada no dia que ele entrou on-line, ou talvez no dia que o Orkut foi criado. Mas não é de se espantar, também: o Orkut sendo a Newbilônia que é, isto explica muito. O Orkut tem mais novatos por megabyte de armazenamento no servidor do que até as infames salas de debate da AOL americana.

Como podemos ver, aturar determinadas pessoas no fandom é realmente uma tarefa árdua, e realmente é de se perguntar se vale mesmo a pena. A resposta é um fácil e sonoro não, claro. Pois é mais um destes que me aparece pela frente. No Orkut, no FTB, no J-BBS, em listas por e-mail e inúmeros outros lugares, eu realmente já estou farto de troll, trektardo e fanboy ficarem escarrando imbecilidades e ficarem questionando se sou ou deixo de ser um apreciador de Jornada ou não. Chega. Para tudo tem limite.