15 outubro, 2005

Oh, mas estes comunas impetuosos...

Treasure Chest foi uma revista em quadrinhos editada nos EUA entre os anos 40 e 60 por uma editora chamada "Catholic Guild" (bom, já vamos vendo). Nesta seqüência de números publicados em 1961, há uma história sobre uma "tomada comunista dos EUA" e posteriormente a "história do comunismo".

Mas é tanto erro histórico, tanta situação implausível, tanta distorção sem cabimento, tanta ingenuidade por personagens completamente perdidos que a coisa é capaz de azedar leite, trincar concreto e fazer bebês chorarem. Simplesmente hilária a obra, quase caí da cadeira de tanto rir em dadas passagens...!

Os que me conhecem bem sabem que se tem algo que não sou, é de esquerda -- sou tão a favor do Liberalismo que faria o Roberto Campos corar de vergonha. Mas ridículos como este não dá para agüentar. Mesmo para os padrões americanos de quadrinhos dos anos 60 a narrativa parece exagerar o tom. Se idiotices como esta não prestavam um deserviço à própria causa que alegam defender já na época em que foram publicadas, certamente fariam isto agora, onde seu ridículo fica completamente óbvio.