14 outubro, 2005

A pesquisa por pesquisas continua...

Segundo a Folha de S. Paulo de hoje, a campanha pelo Sim está procurando fazer alguns ajustes internos e de comunicação para reverter a queda na vantagem com que contam. Vantagem esta apurada, segundo consta, por "pesquisas internas".

Puxa, bom para eles que estejam podendo ursufruir de informação, pois até agora, não encontrei explicação razoável para a completa falta de pesquisas de intenção de voto neste Referendo. Aqui e ali se menciona sobre "Ah, as pesquisas isto" e "as pesquisas aquilo", mas que pesquisas? Não houve nada amplo ou largamente divulgado, como em toda eleição regular. Como já comentei neste espaço antes, a última pesquisa do Datafolha a respeito foi em 1 de agosto, portanto não realizada em um contexto de campanha como estamos agora, e é ridículo que ainda se mencione esta pesquisa defasada como "segundo as pesquisas" o Sim estaria com 80% de intenções de votos.

Mesmo se formos considerar uma eventual proibição de divulgação de pesquisas nos 15 dias que antecedem o pleito, neste caso as pesquisas deveriam ter sido interrompidas no dia 8 último. Mas por grande parte de agosto, setembro inteiro e começo de outubro, não se teve nenhuma pesquisa ampla realizada e largamente divulgada. Em eleições regulares, os grandes institutos conseguem manter um fluxo de pesquisas praticamente semanal, entre a divulgação dos resultados de um e outro.