01 outubro, 2005

Sim "Budget"

Um joguinho bacana na web que eu recentemene encontrei foi um simulador para o Orçamento do governo dos Estados Unidos, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Econômica da Universidade da Califórina em Berkeley. A pessoa pode redefinir aumento ou cortes em inúmeros programas governamentais, bem como definir aumento ou cortes em impostos, e ver como é que o orçamento dos EUA pode ser equilibrado, aumentando-se ou diminuindo o déficit, e poraí afora. Claro, considerando que se trata de uma simulação simplificada, não se pode esperar uma precisão gigantesca em contraste com o que é o real da coisa, mas pelo menos, o simulador procura cobrir todas as áreas básicas de gastos e impostos.

Nas duas vezes iniciais que este missivista jogou, primeiro reduziu o défict em coisa de uns 10 bilhões de dólares, e na segunda, o aumentou em 45 bilhões. É verdade que dei leves aumentos em gastos de defesa e ajuda internacional, e aumentos um pouco mais substanciais em pesquisa científica, educação e energia e alguns dos programas sociais, mas alguma coisa aqui e ali de ajustes em impostos colaboraram para que a coisa não acabasse desequilibrando demais da conta, apesar dos aumentos nos gastos.


Obviamente, para se usar como ferramenta mais precisa para analisar gastos governamentais, se precisaria de um booooom estudo por parte do jogador em todas as áreas envolvidas, claro -- mas foi interessante um par de jogadas na base da palpitada. E mesmo sendo específico ao caso dos EUA, e portanto contendo elementos bastante específicos de política doméstica americana, acho que é um ferramentazinha interessante que merece uma visita de todos, para ajudar a ter uma idéia global sobre como saber equilibrar adequadamente aumentos e cortes tanto de gastos públicos como impostos em geral. Se houvesse uma versão brasileira do mesmo projeto seria uma boa, sem dúvida alguma.