30 setembro, 2005

Não se tem mais respeito...

Invariavelmente, aqui e ali onde eu procuro entrar em algum debate, sério ou não, sempre tem alguém que, incapaz de suportar seus argumentos com bom embasamento, acaba vindo com a velha clássica: "Você não respeita a minha opinião".

Eu realmente já perdi a conta de quantas vezes isto já ocorreu de modo que eu precisasse expor minhas considerações sobre esta questão. Então, para deixar claro de uma vez de todas, vamos dar uma repassada nesta história aí de "respeito à opinião".

Não, eu não preciso necessariamente "respeitar a opinião" de ninguém.

O que eu devo respeitar são duas coisas. Primeiro, o direito de uma pessoa de possuir uma dada opinião. E segundo, o direito desta pessoa em poder demonstrar esta sua opinião para quem deseja. São as duas coisas que respeito sempre nesta questão.

Agora... ter porque ter que respeitar a opinião em si? Se esta... "opinião" for pura e simplesmente uma idiotice, como é que eu devo respeitar algo que não se faz respeitar em primeiro lugar? É ridículo se exigir necessariamente respeito pela opinião, como se não a respeitar fosse sinônimo de também não respeitar a pessoa em si, ou seus direitos sobre a ter e exercê-la. Não são a mesma coisa, e assumir que são é criar falso dilema. Para não falar nada sobre quando a coisa sequer é opinião, mas sim mero pitaco – gerada por puro e completo achismo, sem a pessoa ter se dado ao trabalho de ao menos tentar se interar e conhecer melhor o assunto em debate.

Se uma opinião é adequadamente argumentada, bem defendida e embasada com evidência sólida, e formulada depois de se conhecer o tema em questão, então ela se fará respeitar por si mesma. Agora, se ela não cumpre nada disto, e também acaba claramente se mostrando mero pitaco, então as chances de eu a respeitar são zero, e pode muito bem ser classificada como pura e completa idiotice, se aplicável ao caso.

O mais irônico de tudo é que esta minha colocação de certa forma consegue entrar em uma espécie de modo "auto-confirmável": se você está concordando comigo, então beleza. Mas se não está concordando, e acredita que toda esta minha opinião acima é uma idiotice, então...