18 setembro, 2005

Desafio X

O Departamento de Energia dos EUA e a General Motors lideram uma parceria entre diversas empresas e instituições para manterem o chamado "Desafio X", uma competição entre faculdades de engenharia dos EUA e Canadá para equipes de cada uma delas desenvolverem projetos de reengenharia da GM Equinox, um Veículo Utilitário Esportivo da marca. A intenção é fazer com que esta SUV receba aprimoramentos e melhorias que a tornem mais eficiente em consumo de combustível, emissão de poluentes, e diversos outros aspectos, criando assim novas tecnologias aplicáveis na indústria automotiva em geral.

A fase de 2005 foi ganha pela equipe da Universidade de Waterloo, do Canadá, com um novo projeto de célula de combustível utilizando hidrogênio. O segundo e terceiros lugares ficaram para a Universidade de Akron e a Universidade do Estado de Ohio, respectivamente, que apresentaram projetos baseados em biodiesel. Eu sou um grande entusiasta do desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias baseada em células de combustível com hidrogênio, e a Universidade de Waterloo está ajudando a demonstrar a viabilidade do conceito. E o biodiesel também aponta como tendo grande potencial, tendo garantido a Akron e Ohio State boas posições também.

Uma iniciativa que merece elogios, pois competições tecnológicas saudáveis como esta sempre são garantias de "levantarem a barra" no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias de modo a se começar a ter uso prático delas no dia-a-dia, ao invés de ficarem apenas em promessas. O Prêmio X também é outro bom exemplo do potencial destas iniciativas.