22 setembro, 2005

Gente da Mais Fina Flor

Tal qual o cartunista Angeli já fez anteriormente, este blog também tem a sua pequena relação de "tipinhos inúteis" os quais de tempos em tempos deverão dar suas caras em inúmeros temas a serem discutidos nestas páginas. Estaremos falando a respeito de fundies (de tudo quanto é tipo de fanatismo religioso), perfeitos idiotas latino-americanos (tal qual definidos no livro de Alvaro Vargas Llosa, Plinio Mendonza e Carlos Montaner; e outras variações), sociopatas em geral e diversos outros... mas vamos começar por um em particular que vez e outra acabo encontrando, o trektardo.

O trektardo é variação nociva do trekker, e na verdade, é a melhor definição daquele tipo de "fã" que acaba catalizando a percepção pejorativa e nociva à comunidade de fãs em geral, seja da franquia de Jornada nas Estrelas, seja ao fandom em geral. Ou seja, o que deveria acontecer é se considerar como trekkers aqueles fãs que até são dedicados a série, mas que são pessoas sensatas e de senso crítico, e agradáveis de se conviver. Já o trektardo é aquele cidadão que, obcecado pelo seu fetiche para com a franquia de Jornada, age como um completo fuinha-sem-noção, seja no seu dia-a-dia, ou seja no seu convívio com o restante do fandom. Trektardos possuem uma falta de raciocínio objetivo que beira o absurdo, e passam a acreditar que qualquer coisa que seja produzida como parte de "Jornada nas Estrelas" tem porque tem que ser considerada como algo de "boa" qualidade, não interessam as razões.

Não importa se, por exemplo, o mais recente longa-metragem para o cinema, Jornada nas Estrelas: Nêmesis tenha no seu geral ficado tão ruim que deixa claro que seus "valores de produção" tenham sido moldados da merda raspada das pregas do cu de Satã. Para o trektardo, pelo simples fato de ser um filme de Jornada, está acima de qualquer crítica. Não importa se dado episódio de dada série foi um segmento ruim, por quaisquer razões de atuação, direção, escrita ou afins. Para o trektardo, nada disto realmente importa, não se pode considerar como ruim. O trektardo acredita que a produção da franquia teria que continuar a qualquer custo, não importando se isto estiver acontecendo da pior maneira possível. Preferem fazer de conta que a franquia não teria atingido o fundo do poço, a enfrentarem a possibilidade de a produção ser interrompida. Trektardos também consideram que é impossível para alguém gostar de uma parte da franquia, e não de outras. Para eles, a coisa tem que ser na base do tudo ou nada, do ame ou deixe.

E assim, o comportamento típico dos trektardos é manterem uma patrulha incessante sobre qualquer crítica a seu objeto de fetiche, não importa o quão bem fundamentadas sejam. Não importa se tenha sido resultado de análise precisa e cautelosa, e mesmo tendo sido feitas por demais fãs que claramente se importam com a franquia e genuinamente a apreciam de maneira séria e saudável. Não, o trektardo acredita que existem Vastas Conspirações Malignas dispostas a difamarem e destruirem a obra criada por Gene Roddenberry -- além é claro, de meio que considerarem que é como se tivesse sido o Tio Gene o único responsável pelo sucesso da série, solenemente ignorando ou subestimando a colaboração de um sem-número de outras pessoas; mas esta é mais uma falácia das inúmeras que gostam de pregar. Como resultado de tudo isto, o típico comportamento do trektardo no fandom acaba desandando para o trollismo, ou seja, aqueles indivíduos que gostam de tumultuar, sabotar, azucrinar ou distorcer quaisquer atividades do fandom, sejam fóruns, encontros, convenções, ações diversas, etc.

É curioso observar também que, embora alguns trektardos consideram Jornada como sendo impassível de qualquer crítica por supostamente ser algo como uma espécie de "Pilares da Cultura e da Civilização Ocidental", há aqueles que, ainda que apenas afirmem que "é apenas uma série de TV", acabam usando isto exatamente para acreditar que então isto também é razão de considerar qualquer coisa na franquia como a prova-de-bala à críticas. E uma variação muito particular do trektardo é também aqueles que tem um ódio passional e obsessivo por Jornada nas Estrelas. Sim, é perfeitamente possível ser um trektardo e odiar a série, como não: alguém que se dedica, que se importa tanto assim a nutrir apenas e tão somente ódio passional por todas as coisas relacionadas a franquia não pode ser classificado como nada mais além do que um mero trektardo.