25 setembro, 2005

Quebrando formação

Próximo ano, 2006, é o centenário do vôo de Santos Dumont com o 14 Bis, no Campo de Bagatelle, na França. Entre eventos oficiais, documentários, publicações e mais um sem-número de coisas que devem ocorrer, certamente haverá mais e mais debate sobre a velha polêmica do brasileiro versus os Irmãos Wright e outros pioneiros. É evidente que a polêmica sobre "quem inventou o avião" jamais irá ter fim enquanto se insistir em olhar para a questão por este ângulo. O mais correto é considerar que o avião não foi inventado, mas sim desenvolvido -- ou seja, é o resultado do trabalho de inúmeras pessoas ao longo do final do século 19 e início do 20, e querer creditar a "invenção" dele a apenas alguém é negligenciar o trabalho dos demais. Se qualquer um em particular dos diversos pioneiros, sejam eles quem for, jamais tivesse nascido, o surgimento do avião teria sido diferente, mas teria ocorrido de uma forma ou de outra.

Mas enfim. Neste debate-sem-fim, um dos argumentos que será mencionado aqui e ali é como supostamente os franceses estão do lado dos brasileiros em relação a considerarem Santos Dumont como o "inventor" do avião, e é o ponto em particular deste artigo. Esta alegação é algo muito comentado por brasileiros, mas jamais suportado por evidência clara. E quase que por acaso, dia destes, este missivista esbarra com interessante evidência que indica o contrário disto. Estava em um vôo São Paulo-Paris, pela Air France. Depois de ler um pouco e comer a refeição-de-bordo, começo a fuçar no sistema de entretenimento de bordo, aqueles monitores individuais que estão disponíveis para os passageiros em aeronaves Boeing 777-200. Entre o mapa da rota, alguns filmes, sitcoms, e afins, havia alguns jogos básicos. E entre estes, jogo de perguntas-e-respostas. E entre estas, uma sobre história da aviação.

Sendo tema que me interessa, começo a jogar. E noto que dentre as perguntas, muitas são sobre o surgimento da aviação. E o teor das perguntas estabelecidas no joguinho da Air France, bem como as respostas corretas a elas, me chamam a atenção. Tanto a ponto de eu sacar uma câmera digital, e reiniciar o sistema, para literalmente capturar as telas pertinentes à questão. Vamos a elas.




A Air France iniciou sua rota Paris-Nova Iorque em:

BOA RESPOSTA!!!!


Antes de começarmos, é importante esclarecer que uma característica deste sistema de jogo da Air France é que após escolher a resposta correta entre a lista de opções, o sistema só mantém na tela a resposta correta caso a pessoa tenha errado a resposta. O exemplo acima demonstra que no caso de acertar a questão, a resposta correta escolhida não é descrita na tela. Desta forma, para "forçar" o sistema a mostrar na tela qual é aquela que considera como a opção correta, eu propositalmente errei a resposta nas questões pertinentes.

Mutcho bene. Isto posto, vamos as perguntas me feitas pelo sisteminha da Air France.





A primeira máquina voadora a levantar vôo do chão foi pilotada por:

RESPOSTA ERRADA!!!!

A resposta correta é:

Clément Ader

A pergunta acima se refere sobre o vôo de 9 de outubro de 1890, realizado pelo francês pioneiro da aviação Clément Ader, que na ocasião decolou o seu protótipo de mais-pesado-que-o-ar, batizado de Éole, e realizou um vôo de 50 metros antes que o aparelho se acidentasse no chão.





Em 1890, a primeira máquina voadora levantou vôo. Qual era o seu nome?

RESPOSTA ERRADA!!!!

A resposta correta é:

Éole

Aqui, temos uma pergunta sobre o nome do protótipo de Ader.





O piloto da primeira máquina voadora a levantar vôo em 1890 era:

RESPOSTA ERRADA!!!!

A resposta correta é:

Francês


A pergunta acima estabelece a naturalidade de Clément Ader, francês.





Quando decolou pela primeira vez, qual foi a distância percorrida pela nova máquina voadora?

RESPOSTA ERRADA!!!!

A resposta correta é:

50 metros (185 pés)


Aqui, somos informados sobre a distância percorrida pelo Éole nesta ocasião.





Como foi que a primeira máquina voadora decolou?

RESPOSTA ERRADA!!!!

A resposta correta é:

Com um motor a vapor

Esta pergunta informa sobre o tipo de propulsão que o Éole possuía, um motor a vapor que podia desenvolver 20hp, criado por Ader.





Em 1903, o primeiro vôo bem sucedido levantou vôo em:

RESPOSTA ERRADA!!!!

A resposta correta é:

Carolina do Norte


E finalmente, temos uma pergunta a respeito do "primeiro vôo bem sucedido", cuja resposta correta aqui foi que ocorreu na Carolina do Norte, em 1903 – ou seja, claramente se refere ao vôo dos Irmãos Wright com o Flyer I em Kitty Hawk, NC.

De perguntas relacionadas de alguma maneira a "invenção" do avião, foram estas apenas. 6 em 50, ou seja, 12% do teste como um todo. Cinco delas comentaram a respeito de Ader, e uma a respeito dos Wright. Ou seja, Santos-Dumont ficou de fora não apenas de perguntas referentes a "invenção" do avião, mas do teste como um todo.

Os franceses estariam corretos em afirmarem que o Éole poderia ser considerado realmente como o primeiro avião? A rigor não, uma vez que o Éole carecia de sistemas de controle de vôo para lhe dar direção, e seu teste terminou em uma queda descontrolada do aparelho, o que foge dos critérios de se considerar um vôo de teste bem sucedido. Mas da mesma forma, o testezinho da Air France não tem esta pretensão: refere-se ao Éole o tempo todo como "máquina voadora", e não avião. E da mesma maneira, consideram claramente que o "primeiro vôo bem sucedido" ocorreu na Carolina do Norte, em 1903. O vôo de Dumont em 1906 não é mencionado em momento algum.

Dá para considerar como a "posição oficial da Air France" a respeito da questão? Talvez até não, mas diz muito a sobre a real percepção francesa sobre a questão. Consideram que o primeiro vôo bem sucedido de um avião foi realizado pelos Wright, e depois dele, lembram bastante do seu próprio pioneiro -- o que é perfeitamente natural. Santos-Dumont é tido em grande estima na França, não apenas por ter vivido e trabalhado neste país, mas também pela inegável importância e competência de seu trabalho, sem dúvida alguma, mas não dá para considerar de forma alguma que a posição francesa sobre Dumont seja a mesma dos brasileiros.