18 setembro, 2005

Ha-Há!

Como eu já comentei antes no fórum do J-BBS, é basicamente isto que estou fazendo ao me deparar com petista devoto que encontro pela frente, atualmente.

Pois é, não é polido de se fazer, e não estão faltando pretorianos do partido para ficarem reclamando de como "estão tratando o PT", mas não adianta, não adianta. Eu me atrevo, sim, a comentar o que não se quer realmente comentar, mas que muita gente tem vontade: não tem como não tirar um mínimo de satisfação desta situação de finalmente se perceber que o Rei Está Nu.

Por 25 anos -- e até mais antes disto, na verdade -- o PT e as esquerdas nacionais cuidadosamente, cautelosamente, meticulosamente fizeram questão absoluta de construírem para si uma reputação a qual eles sempre colocaram que seria tão, mas tão, mas tão infalível, tão absolutamente sólida no que diz respeito a terem ética e responsabilidade, que sequer imaginar algo nas linhas do que está acontecendo seria coisa para eu acrescentar na minha típica lista de "Hell Freeze Over", de coisas que seriam até mais fáceis de ocorrer do que dado evento: mais fácil do que isto tudo acontecer com o PT, parecia que seria o Brannon Braga ganhar um Pulitzer, o Dubya entrar para a MENSA, acharem um preservativo na bolsa da Rosie O'donnel ou o Bin Laden virar Grão-Duque da KKK.

E claro, os militantes do partido sempre sentaram em cima disto e extraíram o máximo de satisfação possível que se poderia, apontando o dedo para todo mundo e sendo os primeiros a branirem as tochas e ancinhos no ar ao menor sinal de qualquer coisa nas linhas do que agora está acontecendo com o seu próprio partido. Portanto, no frigir dos ovos, não posso deixar de achar muita, muita graça em poder assistir ao fim deste ar de superioridade moral infalível o qual os militantes sempre usaram para manter seus sorrisinhos arrogantes na cara -- e que alguns pretorianos ainda insistem em querer manter, ao enfiarem os dedos no ouvido e ficarem berrando LÁ, LÁ, LÁ, EU NÃO ESTOU OUVINDO.

Sim, sim. É absolutamente lamentável que neste processo, as nossas instituições estejam sendo arrastadas no chão como estão, que a República passe mais uma vez por este papelão, que o país passe mais uma vez por este processo constrangedor e conturbador, e que tanto mal direto tenha ocorrido, com o estado brasileiro tendo que suportar as consequencias desta balbúrdia que a atual administração no Planalto permitiu que ocorresse. De muitas maneiras, também até lamento que a própria instituição política do Partido dos Trabalhadores, algo que também deveria ter alguma solidez, entrou nesta espiral ridícula que o transformou no covil do qual agora estão saindo inúmeros personagens desta crise.

Do constrangedor, para o lamentável, e agora para o patético. É realmente uma pena, mas é como quiseram, é o resultado daquilo que aparentemente consideravam como "projeto para o país" ou qualquer outro slogan socialista que queiram carimbar na coisa. Agora, todo este limo asqueiroso de hipocresia e arrogância derreteu, e tudo que resta ao PT é ficar dentro do balde de lama que preparou para si mesmo, se debatendo agoniante como o T-1000 na siderlúgica, ao final de O Exterminador do Futuro 2. Aliás, é o que está acontecendo hoje mesmo, com a eleição no partido -- no meu modo de ver, enfrentam um "no-win scenario" com qualquer que seja o resultado.