29 setembro, 2005

Liga Feminina

Esquerda para direita, Staff Sgt. Josie E. Harshe, engenheira de vôo; Capt. Anita T. Mack, navegadora; 1st Lt. Siobhan Couturier, pilota; Capt. Carol J. Mitchell, comandante da aeronave; e embarcadores-mestre Tech. Sgt. Sigrid M. Carrero-Perez e Senior Airman Ci Ci Alonzo.

Por estes dias a Força Aérea dos EUA realizou a primeira missão regular de uma tripulação de aeronave completamente composta por mulheres, no que um C-130 foi utilizado para transportar 151 fuzileiros navais dos EUA e equipamento para zonas de combate no Afeganistão e Iraque.

Pelo que elas mesmos comentaram, é obvio que tem consciência que o evento em si é manobra de relações públicas, e que seria bobagem querer se começar a deslocar mais e mais tripulações completamente femininas apenas pelo charme da coisa -- o que tem que prevalecer são as questões técnicas e racionais para se compor tripulações, não mais, não menos. Mas seja como for, não deixa de ser uma curiosidadezinha interessante sobre como não há realmente o porque de se negar a mulheres maior integração e participação em posições de comando e decisão em organizações militares.

Eu só fico imaginando a quantidade de piadas relativas a aeromoças que o destacamento de fuzileiros devem ter feito durante o vôo...!